Foto Ruth para site 2.jpg

RUTH CALVÃO

Ruth nasceu em Lisboa, Portugal, (1959). Começou, ainda como estudante de antropologia a investigar, (com base na curiosidade), as tradições e estilos de vida Judaicos e Crypo-Judaicos na região transmontana e Norte Portugal em geral.É membro fundador do Centro de Estudos Judaicos de Trás-os-Montes (CEJTM) em 2002.Ruth fez Aliya em 1977 para Israel, contudo, atualmente, vive em Portugal alguns períodos do ano. Tem 35 anos de experiência na coordenação e gestão de projetos, tanto com organizações governamentais quanto privadas, incluindo trabalho voluntário continuo durante este período. Foi pioneira em muitas iniciativas inovadoras que ajudaram indivíduos e comunidades a implementar profundas mudanças sociais sobretudo através da Arte. Tem uma vasta experiência de trabalho com a UE, instituições israelenses e órgãos governamentais, em nível nacional e local representantes, ONGs e institutos filantrópicos na Europa e no Oriente Médio. É co-autora do Projeto Inter-Ajuda que se encontra nos cinco continentes desde 2008 através da NGO GlocalForum.

FILOMENA MARQUES

Filomena Marques é uma empresária, gestora e consultora de empresas licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, onde trabalhou como investigadora, concluindo a pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional no ISEG - Escola Superior de Economia e Gestão de Lisboa. Nos últimos anos tem trabalhado como professora universitária nas áreas de multimédia e de “storytelling” que estão na base do doutoramento que desenvolve. Como consultora, implementa processos de melhoria de desempenho nas empresas que assessora nas áreas de estratégia e internacionalização. Para além do ensino e da atividade empresarial tem cooperado com projetos de responsabilidade cultural e social com particular enfoque na arte contemporânea onde se destaca como colecionadora.

Pedro Confrariapt.jpg


Pedro Confraria, Lisboa Portugal é Revisor Oficial de Contas (ROC) licenciado pelo ISG -Instituto Superior de Gestão. Com ascendência Transmontana e curiosidade pelas diferentes culturas da região, o Pedro faz parte da equipa desde 2017

PEDRO CONFRARIA

Elvira. Mea nasceu no Porto, Portugal (1948). Licenciou-se em História (1972) e doutorou-se em História Moderna e Contemporânea (1990), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ondeatualmente trabalha como professor. Vice-presidente do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Elvira dirige uma linha de investigação nesta área e coordena o Seminário de História do Mestrado em Estudos Africanos. No âmbito da História Moderna, dirige o Seminário de Estruturas Religiosas (Dept. de História) e o Mestrado em Estudos Regionais Locais e Regionais (Dept. de História). Com uma vasta pesquisa histórica ligada principalmente ao Judaísmo, Cristãos Novos, a Inquisição e o Marranismo na perspetiva social, cultural e das diferentes esferas d mente, Elvira Mea é autora de dezenas de obras
publicadas no País e estrangeiro
..

ELVIRA C.AZEVEDA MEA

abraham-grossptn.jpg

Professor Abraham Gross, departamento de História Judaica da Universidade Ben-Gurion de Negev, também membro diretivo do Instituto de Estudos Sefardi e Anussim. O Instituto está vinculado ao Netanya Academic College.

ABRAHAM GROSS

AndreDeQuirogapt.jpg

ANDRÉ QUIROGA

TZRUYA CHEBACH

D. André de Quiroga herdeiro de tradição aristocrática europeia que remonta ao século VIII, com antepassados ​​na Áustria, França, Bélgica, Itália, Espanha e Rússia, é filho de cidadão norte-americano, expatriado de origem portuguesa que trabalhou na Voz da América. Bibliófilo, gastrônomo, curador e colecionador de arte contemporânea, ex-jornalista da Rádio Difusão Portuguesa e colaborador da imprensa nos anos 90, tem trajetória profissional em setores como assessoria de media, comunicação empresarial e política. Consultor de algumas das maiores empresas portuguesas do sector agroalimentar e da construção, destacou-se na organização de campanhas eleitorais e como assessor de deputados e autarcas. Desde 2000 D. André organizou, com sucesso, projetos internacionais que promovam a ligação entre os universos da arte contemporânea e da gastronomia como plataforma de promoção turística e de desenvolvimento integrado do meio rural periférico.


Sócia e cofundadora da Mentes Visíveis / Visible Minds Lisboa, Portugal (Sistemas alimentares sustentáveis; Política ambiental; Pesquisa aplicada; Comunicação científica; Mentes Visíveis-Gerador de Políticas-desenho e implementação).Tem Sorte por colaborar com pessoas excecionalmente criativas e inspiradoras e por desfrutar de uma diversidade de projetos que estimulam a mente e deixam uma marca positiva na sociedade. Mais de 15 anos de experiência internacional, trabalhando em projetos regionais bilaterais, multilaterais e PPP com governos, organizações internacionais, agências da ONU, empresas multinacionais e associações industriais. Ampla experiência no nexo público-privado de gestão industrial, consultora de organizações governamentais e não governamentais utilizando ferramentas e políticas baseadas no mercado e não baseadas no mercado para promover a inovação e ir além das práticas já observadas na indústria.


Irit Ahdoot, (Israel) é diretora do Museu Dona Gracia, Tiberias Israel e uma filantropa ativa voluntária em organizações como a Agência Judaica, o Congresso Sionista, Associação Hospitalar Regional de Tiberias,etc. Irit dedica-se a investigar e contar a história de Sefarad e consequente Diáspora em fóruns educativos e culturais a nível mundial.

IRIT AHDOOT

Colaboração Pontual/ Some Pontual Collaboration:


Paulo Ranito (Portugal);Rui Anahory (Portugal ;(Antero Afonso (Portugal);Ricardo Sá Fernandes (Portugal);Inês de Ornellas e Castro( Portugal)Inês Nogueiro (Portugal); Miriam Assor (Portugal) ;Miriam  Svirsky( Portugal) Nelson Monforte (Portugal);Guilhermo Campos (Spain) ; Jesus Susa (Spain);Antonio Miguez Amil (Spain)Amit  Ashkenazi (Holland); Ido Garini (Holland); Michael Steinberger (USA) ;Nessim Hamaoui (Brasil); Dina Kogan (Brasil) ;Daniel Berlinder (Argentina) Pierre Manou( France); Susan Warthon England);Tami Fortis (Israel); Yoel Rappel (Israel;)Haviva Pedaya (Israel); Aliza Lavie (Israel).;